Tripeiro na Noruega

História de um tripeiro que se aventurou em rumar à Escócia e acabou na Noruega

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Primeira semana de Trabalho com os Norueguêses

Meus amigos...finalmente comecei a trabalhar (há ainda quem não acredite, mas eu continuo a insistir neste assunto).

Bem, vou esquecer esses comentários...

Como estava a dizer, estou a trabalhar desde segunda-feira, dia 2 de Fevereiro, e nesta primeira semana tive 2 dias de formação e comecei a estudar o principal produto da StatoilHydro, o chamado electrolizer - produz hidrogénio-, e ando a tentar aprender o Norueguês, que posso dizer que e bem diferente de qualquer língua que tenha ouvido (ás vezes tento captar algum som e passados segundos dou por mim a pensar...que diabo e isto, chica penico, chapéu de côco, máquina fotográfica ... ;) ).


- vista da janela do escritório onde trabalho -

Sobre o trabalho em si, a minha impressão é que o pessoal é porreiro, sem stresses, o meu PC só chegou ontem, mas vem com tudo o que um tuga tem direito -docking station, teclado extra, monitor à maneira, rato e 2 carregadores (um fica em casa e o outro no trabalho, como manda a lei da sapatilha).
Não há "open space", no máximo estão duas pessoas por "office", mas o que é realmente muito bom é o horário, senão vejamos:
entro às 8h e às 16h já estou livre, com 30 minutos de intervalo para almocar.
Há também pessoal que fica mais 30 minutos fora de horas (saem às 16h30) e na sexta-feira saem às 14h00 !!!
Mas á parte deste promenor, um dia normal de trabalho, e no Verão, ficas com 2 dias num único, pois o Sol só deita às 23horas.

- caminho que percorri para ir ao supermercado ;) -

A cidade onde estou, Notodden, é muito pequena e da casa de onde vou ficar à empresa são 20 minutos a pé (como tenho cá a bicla faco em 5 minutos).

- vista da janela da cozinha-

Voltando ao trabalho, já me disseram que querem que eu seja o responsável pelo projecto de Berlim - só a parte eléctrica -, que consiste em fazer um posto de abastecimento para os carros a hidrogénio...o que me parece muito aliciante, mas para já só ando a estudar o conceito...

A família virá quando eu tiver a casa disponível, que agora ainda está em obras (ando a viver no hotel), que prevê-se que seja na primeira semana de Marco...

E para quem ainda não viu, cá está a vista de um enorme lago congelado.


4 comentários:

  1. Epá tanta neve! Já compraste correntes de neve para a bicla? E para a trotinete? Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá srº Eng, fico contente de ver que estás a gostar.
    Uma coisa que ainda não te ouvi falar foi das Norueguesas, que tal é o material por aí??hehe
    Continuação de boa estadia por aí.
    1 abraço do teu amigo
    CF

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Trotinete so no Verão, pois não encontrei pneus de neve para o dito, mas para a bicla a coisa pia fino. Comprei 2 pneus de neve, com picos secos e tudo - um espetáculo.

    Sobre miúdas, só mesmo vindo cá...mas para a maioria dos Tugas vão gostar do estilo, ou elas não tivessem olhos azuis, altas e loiras ;)

    ResponderEliminar