Tripeiro na Noruega

História de um tripeiro que se aventurou em rumar à Escócia e acabou na Noruega

sábado, 26 de dezembro de 2009

Um Natal diferente!

É Natal!!!

Pois é! Este Natal não se pode dizer que foi como todos os outros. Este foi o meu primeiro Natal com neve.

- mais um postal de Natal -


A tradicional ida ao circo com a famelga, com os bilhetes oferecidos pela companhia, era a matiné regular do Sábado que antecedia o Natal e no mítico Coliseu do Porto, este ano este acontecimento foi substituído pelo concerto de Natal numa Igreja situada algures no centro de Drammen.


- vista geral da orquesta, ainda sem o coro, que aparecia e desaparecia para dar mais algum glamour ao espectáculo -


A Igreja é Protestante, para mim não é coisa que me afecte, pois as religiões têm demasiada importância e se formos a ver têm causado mais ódio que amor, mais guerra que paz, por isso F... Voltando ao que interessa, o espectáculo foi muito agradável e teve especial significado pelo facto de um dos protagonistas trabalhar comigo e ter sido especialmente amável em me convidar para o concerto.
Lá se foi a famosa fama de serem muito frios!

No Natal, o bacalhau não faltou e foi uma vez mais o centro do festim - escusado será dizer que veio de Portugal, pois por cá só bacalhau fresco, que o seco é caríssimo: na ordem dos 10 Euros por duas postas. A grande ausência, essa, para além de de alguns cromos, que habitualmente tinha o gosto de os receber na minha casa no Porto, essa vai direitinha para o tão desejado polvo...maldito que não te encontro em nenhum supermercado!!!! Sempre que faco uma tentativa, espetam-me sempre os calamares.

A estrela deste ano para além de um traquinita que por cá anda, foi sem dúvida a neve. Esta invadiu com toda a forca no dia de Natal, e foi de tal ordem que ficamos isolados com mais de meio metro de neve. É um facto que é muito bonito de ver, toda esta paisagem coberta por neve, mas o que é certo é que me custou toda a manhã do dia seguinte para desenterrar o carro e abrir caminho por entre toda esta neve e valeu a inter-ajuda dos vizinhos.

- pode-se ver o buracão à volta do carro, e sim aquele pontinho negro à esquerda é um carro por desenterrar-

- sim é um grande buracão, e dá trabalho que se farta -


Langrenn, noutras palavras "Cross-country", esse vai de vento em popa e agora já me considero um verdadeiro especialista...em tombos, pois está claro. Quando o desnível não é muito, não há nada que me pare, nem mesmo uma ligeira curva à direita, mas ao aumentarmos o desnível, as curvas, mesmo ligeiras, tornam-se o meu próximo alvo, pois sou rapaz para lá ficar espetado e de precisar de uns bons 2 a 3 minutos para me livrar de toda aquela neve.




O mais irónico é que nessas situacões passa sempre um Norueguês, a controlar a cena, que faz questão de abrandar para demonstar o seu espanto e perguntar se um gajo está bem, ao qual respondo com um sorriso gelado "jeg er lærer, jeg er fint, takk" - traduzindo à letra: eu estou a aprender, estou bem obrigado. Quando digo gelado é porque tenho as pestanas, sobrancelhas e orelhas cheias de neve.




O mais interessante deste novo desporto, é que estamos rodeados de natureza por todo o lado, à semelhanca das minhas viagens de bicla do Porto a Santiago, o que permite fotos como estas:


- bonita foto dos "tracks" -



- um pormenor bonito -



- eis-me a tentar travar e evitar mais um dos meus, já célebres, tombos e a destruir as pistas dos bacanos, hehehe -


Espero que todos tenham tido um Feliz Natal e ficam já aqui os votos de um excelente ano de 2010!

3 comentários:

  1. Estás em grande!
    Continua a postar.

    ResponderEliminar
  2. Então para quando um novo post?! Já estamos com saudades de novidades da Norge ;))
    Até à próxima,

    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Ainda tens muito que aprender rapaz..quando eu era novo..isso é que era esquiar à seria.Parece que estou a ver tudo outra vez..sal grosso.abraço cunhado.Diverte-te que quando eu era novo..lol

    ResponderEliminar