Tripeiro na Noruega

História de um tripeiro que se aventurou em rumar à Escócia e acabou na Noruega

sábado, 21 de março de 2009

Pelos Céus Noruegueses

Meus amigos, esta semana tive a felicidade de ser convidado pelo meu amigo Hans-Peter para o acompanhar numa viagem de avião.

- Imagem do cessna dos anos 70, e os meus companheiros de viagem -

Saímos de Notodden e fomos em direccão de Rjukan (75km de carro de Notodden). Esta cidade pareceu-me muito misteriosa, pois fica num vale cavado longo e estreito, onde o Sol de Inverno nunca é convidado, e fica à sombra de uma das montanhas mais famosas e altas da Noruega: o Gaustatonppen, com 1621 m.

- Gaustatonppen, em primeiro plano, e Rjukan lá em baixo -


- Rjukan -


- Gaustatonppen -

Parte do mistério também se deve a ter sido aqui que muito provavelmente se ganhou a II Grande Guerra, pois nesta fábrica, Vermok (que vêm abaixo), os nazis produziam água pesada (H2O2), que serviria para mais tarde produzirem a bomba atómica. Mas os Noruegueses sabotaram a fábrica e destruíram os acessos...

- vista aérea sobre Vermok (quase imperceptível) -

Depois rumamos a Geilo, uma pequena cidade que se estende pelo deserto gelado do centro da Noruega.


- Geilo -

O local seguinte foi Rødberg, onde fizemos uma espécie aterragem num lago gelado e por pouco já não saíamos de lá. A neve estava muito mole e o avião afundou-se de tal forma que o piloto teve de puxar pelos 350CV do avião para conseguirmos novamente voar...



- video da aterragem no lago gelado -

Se lá tivessemos ficado, teriamos 2 horas de caminho até à próxima povoacão e umas 5 horas de carro para voltar a Notodden (é claro que como o piloto só falava Norueguês e como tal só me apercebi do ocorrido qdo aterramos em Notodden).


- apenas uma das trezentas e cinquenta e três mil e trinta e três fotos que tiramos -

A viagem foi de 2 horas, das quais passei 1H40 enjoado e com suores frios, pois o cessna é mesmo pequeno -4 pessoas- e como tal dança e balança ao sabor do vento. Mas, como numa espécie de vingança, quando os três Noruegueses temiam ficar no lago gelado, o Tuga curtia (eu só pensava, "estamos com os pés em terra" e filmava toda aquela neve a saltar por tudo quanto era lado).

- Notodden, vista aérea -

6 comentários:

  1. Linda descrição da tua aventura... estás um poeta:)
    Gostei muito das fotografias e obrigada pela lição de História - mais uma contribuição para a cultura.

    Beijinhos e até breve!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Se continuas a gabar-me desta maniera, ainda te convido para viveres comigo ;)...He,He,He

    E até já!

    ResponderEliminar
  3. Ora viva Amigo,pelos vistos andas a divertir-te á grande :)
    Fico muito contente de saber que tudo core pelo melhor.
    Essa viagem de avião, ui ui, do melhor.

    1 abraço e continuação de muito trabalho, quer dizer, de muito gozo:)

    ResponderEliminar
  4. Boas CF!
    Tudo está a correr pelo melhor e como já fiz algumas amizades, as coisas estão a melhorar a olhos vistos.

    Sim a viagem foi fantástica, até deu para melhorar a condicão física (menos 4kg = correr uma meia maratona) ...he,he,he.

    1 abraco e tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  5. Boas amigo,
    tenho cido um simples mirone passivo deste teu blog. Mas com esta aventura não me posso conter.
    Que vas dar uma volta de giga e andes a varrer o chão tudo bem... agora aceitar dar uma volta de (como hei-de dizer)... caixote com asas.Com esta partiste-me todo. já estou a imaginar os compinchas noruegueses todos atrapalhados e o tuga ingenuo a tirar fotos feito turista chinês:))) ainda bem que só te contaram o filme depois de terminado se não vinhas a pé o resto da voltinha!
    Estou a adorar o teu blog, continua a escrever.
    Espero que esteja tudo bem com a familia.
    Forte abraço
    HM

    ResponderEliminar
  6. Boas Mata :)
    Fico muito contente por teres feito o comentário, pois às vezes fico a pensar se vale a pena continuar a escrever...há pouco feed-back.
    Sobre o caixote voador até não foi uma aventura por aí além, pois o dito voa desde 1964 - já é um avião experimentado.
    Família chegou a semana passada e fica aqui expresso o meu apresso pela a ajuda que nos deste.

    1 abraco,

    ResponderEliminar